segunda-feira, 25 de maio de 2009

TP 1 - MATEMÁTICA NA ALIMENTAÇÃO E NOS IMPOSTOS

2ºENCONTRO DE ESTUDOS: A SESSÃO COLETIVA 1
Nesse encontro iniciamos o estudo com a realização de uma atividade presente no TP e proposta para os alunos. Reunidos em grupos de 4 professores, a atividade sobre o IMC - Índice de Massa Corporal, permitiu que cada professor colocasse em prática seus conhecimentos matemáticos. Como a atividade não permitia o uso de calculadora percebi que alguns professores sentiram dificuldades na hora da resolução de algumas operações. Com isso solicitei que o relator de cada grupo fizesse uma explanação no quadro de giz das técnicas utilizadas na resolução da atividade, assim as dúvidas existentes entre esses professores foram sanadas.
A realização dessa atividade fez com que os professores colocassem em grupo suas dificuldades tanto na realização da mesma como para trabalhar em sala de aula com seus alunos. Estas discussões tem o objetivo de fazer com que todos participem intensamene do debate e sintam-se motivados a darem prosseguimento à leiura das próximas unidades do TP.
Outro momento importante do encontro seria o da discussão sobre os diferentes procedimentos desenvolvidos, assim como as maiores dificuldades para a realização das atividades que foram propostas para o trabalho em sala de aula. Porém os professores presentes revelaram ainda não ter aplicado as atividades em sala, o que me deixou em total preocupação, pois o programa só terá andamento com a aplicação dessas atividades em sala de aula. A partir desse momento começamos a traçar um planejamento das atividades propostas no AAA 1 - Versão do Professor para serem trabalhadas nas próximas semanas. No final do encontro os professores perceberam que é de fundamental importância vir para a oficina com as atividades já realizadas e registradas para que possamos dinamizar a oficina e dela participar de maneira intensiva.
Cada professor antes de sair recebeu um roteiro de estudo do TP 1, Unidade 2 para adequar às suas horas de planejamento de aula.
O próximo encontro será dia 05 de Junho às 18h30min na Escola Carlindo Alves.
Com o esforço e dedicação de todos o Gestar II será mais uma conquista para uma educação de qualidade em Matématica.

sábado, 23 de maio de 2009

TP 3: OFICINA 2 - REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA


Na última sexta-feira, 22/05/09, a Oficina do GESTAR "pegou fogo". A maioria doa cursistas falou de sua dificuldade em relação ao tempo destinado às leituras dos Cadernos de Teoria e Prática. Revelaram que, tendo em vista a quantidade de trabalho que têm lecionando em mais de uma escola, fica complicado direcionar um horário específico e diário para estudo. Algumas professoras também elencaram dificuldades que têm em participar da oficina com seus filhos em casa sozinhos. Uma, inclusive, levou seu filho menor, que durmiu na sala durante os trabalhos. O formador incentivou-os a continuar estudando e sugeriu que destinassem pelo menos 20 minutos diários para estudo durante a semana e que usassem mais horas no sábado e/ou domingo.
Dificuldades a parte, os cursistas estavam ávidos na discussão das unidades 9 e 10 do TP 3. Alguns relataram sua experiência de aplicação do "Avançando na Prática", escolhida dentre as opções sugeridas, socializando o que deu certo na atividade, os problemas encontrados e, por fim, o resultado com os alunos. A discussão foi "calorosa" e divertida. "Fiquei feliz com a participação de todos. Acredito que, dessa forma, aprenderemos muito no GESTAR", comentou o professor Jocelmo Aires.
Além das atividades específicas do programa, foi apresentado o vídeo "O PROBLEMA NÃO É MEU" para reflexão sobre assumir responsabilidades no trabalho.
Cada cursista recebeu também um manual com dicas sobre o novo acordo ortográfico: mais um incentivo para o trabalho no curso.
No final da noite, o formador apresentou as próximas atividades para estudo e prática da 2º quinzena de trabalho.

segunda-feira, 11 de maio de 2009




1° ENCONTRO DE ESTUDOS DO GESTAR II EM MATEMÁTICA





Foi realizado no dia 08 de maio às 19 h na Escola Carlindo Alves da Silva o 1º encontro de estudos do Gestar II em Santa Luzia do Paruá.
No encontro foi realizado:
  • Leitura e discussão do Guia Geral;
  • Leitura do Texto "A Matemática é um determiante em sua vida" apresentado em pps;
  • Apresentaçao do TP 1 com discussão e resolução das atividades 1, 2, 3 e 4 da Unidade 1 seção 1;
  • Apresentação do AAA 1;

No próximo encontro previsto para o dia 22 de maio teremos:

  • Discussão da Transposição Didática;
  • Estudo da Seção Coletiva 1.

terça-feira, 5 de maio de 2009

ABERTURA DO PROGRAMA


Começou oficialmente neste dia 02/05 o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar para professores das Séries Finais do Ensino Fundamental - GESTAR II em Santa Luzia do Paruá. Na abertura, os tutores Jocelmo Costa Aires, de Língua Portuguesa e Sandra Araújo, de Matemática estiveram juntos para a organização da 1ª Oficina Introdutória. Em plenária, falaram da importância do curso, e a coordenadora pedagógica, Profª Duceli, explicou as diretrizes e metodologias do curso. Foram apresentados ainda os materiais didáticos que, pelo volume, "assustaram" um pouco os cursistas, susto que foi desfeito após a explicação dos tutores acerca da utilização de tais recursos. No momento, os cursistas e coordenação decidiram que seria melhor as oficinas de estudo serem realizadas, às sextas-feiras à noite, em vez de sábado, como antes estava previsto.